Área Reservada

Login de Administração

Login de Administração

 

Login de utilizadores

Login de utilizadores

 



O Observatório Permanente da Justiça (OPJ) está sedeado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde funciona desde 1996 integrado no Núcleo de Estudos da Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).

O OPJ tem como objetivos principais analisar e dar a conhecer o sistema judicial nas suas várias vertentes funcionais, efetuar estudos de suporte ao desenvolvimento das políticas públicas para o setor da justiça e propostas de reforma e proceder à avaliação e monitorização das reformas introduzidas.

No âmbito do seu objeto de trabalho, o OPJ tem vindo a desenvolver, desde há vários anos, um vasto conjunto de projetos de investigação no domínio sociojurídico e de consultoria sobre o sistema judicial e a aplicação do direito na sociedade, em Portugal, em países da CPLP e no espaço europeu. Vários relatórios condensam os principais resultados da investigação e da consultoria produzidas, a que se juntam participações em projetos e redes internacionais, em parceria com outras instituições, livros e artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras, especializadas no domínio sociojurídico.

O trabalho desenvolvido nos últimos anos, no âmbito das reformas da justiça, levou a acentuar a vertente de consultoria com a produção de propostas de anteprojetos de lei em vários domínios dos sistemas jurídico e judicial.

Destaca-se, ainda, o aprofundamento da experiência de formação avançada com a criação da Unidade de Formação Jurídica e Judiciária (UNIFOJ), que veio permitir a realização de cursos de formação em temas vários do direito e da justiça e a criação, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, do Curso de Especialização em Gestão e Organização da Justiça.