1.º Encontro do Ciclo Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia.

 

Realizou-se no passado dia 11 de outubro o encontro online Criminalidade, sistema de penas e tempo de prisão, que reuniu uma série de especialistas para debater questões prementes no sistema prisional. O país tem enfrentado altas taxas de encarceramento, superlotação e penas longas em comparação com a média europeia, apesar das reformas penais das últimas duas décadas.

O encontro abordou respostas à criminalidade e possíveis flexibilizações na aplicação de penas de prisão. Foram oradores Carlos Nolasco, investigador OPJ/CES; Fernando Eduardo Batista Conde Monteiro, Diretor da licenciatura de Criminologia e Justiça Criminal na Universidade do Minho; Fernando Andrade, Juiz de Execução das Penas em Coimbra; José Manuel Pureza, Professor FEUC e ex-deputado da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; e moderadora, Marina Henriques, investigadora OPJ/CES.

Este evento proporcionou uma valiosa plataforma de discussão sobre os desafios enfrentados pelo sistema prisional em Portugal, com o intuito de encontrar soluções e estratégias para promover reformas significativas.