Duração:
agosto 2021 a março 2023
Resumo:
Este é um projeto internacional sobre a utilização de tecnologias pelos/as juízes/as em 15 países diferentes, designadamente Austrália, Bélgica, Brasil, Canada, China, Irlanda, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Portugal, Escócia, Eslovénia e Estados Unidos da América. Esta investigação está a ser desenvolvida por investigadoras/es que fazem parte da International Research Collaborative on Judicial Innovation, com o apoio da Law and Society Association. O projeto é liderado a nível internacional por Tania Sourdin da University of Newcastle (Austrália) e Brian Barry da Technological University of Dublin (Irlanda).
O projeto visa, através da aplicação de um questionário Internacional aos Juízes (online), compreender as atitudes e perceções dos/as juízes/as em relação ao uso de tecnologias nos tribunais e desenvolver uma análise comparativa de diferentes jurisdições a nível internacional. As respostas ao inquérito serão analisadas a nível nacional pelas equipas de investigação de cada um dos países. As respostas gerais serão, posteriormente, utilizadas para fins comparativos a nível internacional. Os resultados serão apresentados e discutidos numa primeira fase em eventos promovidos pela Law and Society Association e publicados em revistas internacionais.
Coordenação: Tania Sourdin da University of Newcastle (Austrália) e Brian Barry da Technological University of Dublin (Irlanda)
Equipa de Portugal: Paula Casaleiro (coord.), João Paulo Dias (coord.), Patrícia Branco (coord.), Filipa Queirós, Fernanda Jesus e Paula Fernando