Direitos humanos e transformação social:  contributos das ciências sociais e práticas artísticas

19 de maio a 19 de setembro de 2025

Apresentação // Programa // Notas biográficas // Inscrição // Roteiro de Formação a Distância UNIFOJ  

Coordenação
Cláudia Pato de Carvalho (CES)
Manuel Muñoz Bellerin (Universidad Pablo de Olavide / CES)

Formadores/as
Ana Goulart (AMI)
Cláudia Pato de Carvalho (CES)
Daniela Nascimento (CES/FEUC)
Manuel Muñoz Bellerin (Universidad Pablo de Olavide / CES)
Manuel Simões (IPS)
Maria Irene de Carvalho (ISCSP)
Paulo Pereira (AMI)
Rita Campos (CES)

Duração
44 horas

Modalidades de Inscrição
- Módulo I (230.00€)
- Módulo II (170.00€)
- Módulo III (330.00€)
- Curso completo (580.00€)

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O objetivo deste curso é promover um espaço para a co-aprendizagem interdisciplinar e a aplicação prática em contextos comunitários e grupos sociais onde são necessárias estratégias para a dignidade humana. O Enfoque Crítico dos Direitos Humanos (ECDH) vai além da teoria moderna baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos para situar as violações como factos sociais, culturais e políticos que ocorrem na intersecção entre quadros estruturais e acontecimentos situados. Para além de uma perspetiva normativo-jurídica, a violação de direitos tem componentes dimensionados na estética e na ética como acontecimentos de produção e proximidade quotidiana e de relação incorporada do sujeito com as realidades vividas no seu dia a dia e a partir das quais experimenta situações de opressão e/ou violação de direitos humanos. Este é o envolvimento do artístico em Direitos Humanos: na desconstrução e reconstrução destes acontecimentos quotidianos através de uma pedagogia que integra Práticas Narrativas (PN), Práticas Artísticas (PA) e Investigação-Ação Participativa (PAR) e na proposta de uma produção de conhecimento avançada no desenvolvimento de sociedades mais igualitárias e democráticas.

Este curso propõe uma formação especializada no ECDH como uma alternativa possível à violação de direitos e numa perspetiva diferente da racionalidade normativo-jurídica.

Assim, embora o curso contemple o estudo e a reflexão destas abordagens, ultrapassa os seus limites teóricos e avança para a investigação aplicada dos Direitos Humanos materializados na prática quotidiana. Para o efeito, o curso dedica especial atenção à metodologia a partir de uma dimensão experiencial e incorporada.
 

Objetivos do curso
- Formar perfis altamente qualificados em metodologias pós-modernas e inovadoras na procura de alternativas criativas e participativas aos diferentes tipos de violações dos Direitos Humanos;
- Implementar o ECDH como complemento da investigação aplicada em contextos de exclusão, estigma e discriminação que requerem uma perspetiva transdisciplinar;
- Gerar um espaço de reflexão crítica sobre a práxis dos Direitos Humanos na atualidade a partir das conexões entre os Direitos Humanos, as Práticas Artísticas e as Práticas Narrativas;
- Fornecer os conhecimentos necessários para a conceção, programação e desenvolvimento de projetos de sensibilização, prevenção e intervenção em contextos de violação dos Direitos Humanos;
- Capacitar os/as participantes para encontrarem e desenvolverem a sua própria linguagem artística em relação às questões sociais de intervenção e investigação que estão a realizar ou pretendem realizar.


Destinatários/as
Este curso destina-se a um perfil profissional e académico alargado:
- Profissionais das áreas das Ciências Sociais (Serviço Social, Educação Social, Antropologia e Sociologia), das Ciências Jurídicas (Direito, Arbitragem, Assessoria Jurídica), das Ciências da Saúde (Medicina e Enfermagem) e das Ciências da Educação.
- Voluntários/as do terceiro sector (associações, ONG, etc.) que trabalhem no domínio da intervenção social e dos Direitos Humanos.
- Artistas profissionais e professores/as interessados/as na aplicação de Práticas Artísticas e Práticas Narrativas no domínio da sensibilização, prevenção e valorização dos Direitos Humanos.


Metodologia de formação
Estruturado em três partes, o curso combina formação a distância (Módulos I e II, com a duração de 14 horas e de 10 horas síncronas, respetivamente) e formação presencial (Módulo III, com a duração de 20 horas, em Coimbra), a realizar nas datas e horários indicados no Programa.
O curso recorre às seguintes metodologias:
- Metodologia criativa e participativa: Trabalhada a partir de um esquema prático baseado em casos práticos e/ou profissionais e em situações concretas que afetam tanto a investigação como a intervenção no campo dos Direitos Humanos. Os/as participantes trabalharão em projetos reais ou simulações que lhes permitem aplicar o que aprenderam em situações práticas.
- Método de Aprendizagem Experiencial: Baseada na aprendizagem através da experiência direta a partir da corporeidade criativa e da procura da estética como produção de conhecimento que vai do subjetivo ao coletivo.
- Ensino Colaborativo: Incentiva o trabalho em equipa para a co-criação de conhecimento.
- Reflexão Crítica: Incorpora espaços onde os/as participantes refletem sobre a sua aprendizagem, experiências e implicações futuras nos seus contextos de investigação e/ou intervenção.
- Mentoria Personalizada: Oferece apoio individualizado aos/às participantes através de sessões de mentoria.
- Avaliação formativa: utiliza técnicas de avaliação contínua que permitem aos/às participantes receber um feedback constante sobre o seu desempenho.
- Visionamento de arquivos documentais de performances e/ou Artivismo, leituras de estudos de caso e textos testemunhais no âmbito da violação dos direitos humanos a nível individual, coletivo e comunitário.

Os Módulos I e II serão ministrados a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
O Módulo III decorrerá em Coimbra, no CES Sofia (Colégio da Graça - Rua da Sofia, n.º 136 – Coimbra).
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moodle. Antes da formação serão enviadas indicações sobre a utilização das plataformas Moodle e Zoom – para as utilizar basta dispor de equipamento informático com acesso a internet e browser atualizado

São aceites inscrições no curso completo ou em módulos. 
O curso será realizado com o número mínimo de 15 participantes.
No final da formação será enviado certificado de frequência.


Duração
Curso completo – 44 horas
Módulo I - 14 horas a distância
Módulo II - 10 horas a distância
Módulo III - 20 horas presenciais

Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra | unifoj@ces.uc.pt (+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Universidad Pablo de Olavide - Sevilha



Formação Certificada - Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, de 16/05 | Estatutos do CES

Programa

Módulo I - Do enquadramento jurídico-normativo à ação social em contextos de violação de direitos humanos.
19 de maio a 16 de junho de 2025 | 18h00 – 20h00
Módulo a distância | 14 horas síncronas

19 de maio | Sessão 1 - Fundamentação teórica dos Direitos Humanos a partir da abordagem jurídica, política e económica
Daniela Nascimento (CES)

26 de maio | Sessão 2 - Situação dos Direitos Humanos no contexto nacional
Daniela Nascimento (CES)

2 de junho | Sessão 3 - Direitos Humanos na rua | Experiências e dilemas em contexto de proximidade
Paulo Pereira e Ana Goulart (Assistência Médica Internacional - AMI)

4 de junho | Sessão 4 - Direitos Humanos e Intervenção Social
Maria Irene de Carvalho (ISCSP - Universidade de Lisboa)

9 de junho | Sessão 5 – Enfoque Crítico dos Direitos Humanos (ECDH)
Manuel Muñoz Bellerin (Universidad Pablo de Olavide e CES)

11 de junho | Sessão 6 - Investigação-Ação Participativa e Direitos Humanos
Cláudia Pato de Carvalho (CES)

16 de junho | Sessão 7 - Artes e Direitos Humanos | Dimensão teórica e experiências no cenário social e académico internacional
Manuel Simões (Instituto Politécnico de Setúbal)


Módulo II - A prática dos Direitos Humanos desde o Enfoque Crítico dos Direitos Humanos (ECDH)
18 de junho a 02 de julho de 2025 | 18h00 – 20h00
Módulo a distância | 10 horas síncronas

18 de junho | Sessão 1 – Conceção de Projetos
Cláudia Pato de Carvalho (CES)

23 de junho | Sessão 2 - Perspetiva das Ciências Sociais - metodologias participativas e colaborativas. Estratégias de implicação comunitária para a participação e colaboração social e cultural de grupos marginalizados
Cláudia Pato de Carvalho (CES)

25 de junho | Sessão 3 - A perspetiva narrativa e testemunhal | Tratamento de relatos desde a hermenêutica dos direitos humanos
Manuel Muñoz Bellerin (Universidad Pablo de Olavide e CES)

30 de junho | Sessão 4 - Aplicação da Investigação Baseada nas Artes (ABR) na ECDH: Práticas Artísticas (AP) em contextos de prevenção e valorização dos Direitos Humanos
Manuel Muñoz Bellerin (Universidade Pablo de Olavide e CES)

2 de julho | Sessão 5 - Ciência e Investigação Cidadã - Ação Participativa
Rita Campos (CES)


Módulo III - Metodologia Criativa na Aplicação dos Direitos Humanos
15 a 19 de setembro de 2025 | 9h30 – 13h30 | Módulo presencial (CES Sofia – Coimbra) | 20 horas
Manuel Muñoz Bellerín e Cláudia Pato de Carvalho

Módulo de 20 horas, presencial, realizado através de uma aprendizagem colaborativa pondo em prática um processo transdisciplinar de criação coletiva no grupo de participantes. Este processo constitui uma experiência através das técnicas a adquirir pelos/as participantes e que serão postas em prática a partir dos contextos de intervenção na violação dos Direitos Humanos.

Notas biográficas

Cláudia Pato de Carvalho | Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desenvolve projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Co-cordena presentemente o projeto ATHENE: ciência cidadã como metodologia para o desenvolvimento de competências em crianças e jovens (PT2030, 2024-2027) e coordena o projeto Incubadora Social de Investigação e Inovação ISII, uma parceria CES-FEUC-UC (2024-2027). Integra a equipa do projeto Europeu CoastARTS Coastlines as Zones of Ecocultural Crisis: Shaping Resilience through Transnational Performance- based Arts (2025-2028). Coordenou também academicamente o projeto REDE ARTÉRIA I (2018-2021), uma parceria Teatrão-CES . Foi membro da equipa de investigação CES do projeto CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais (www.creatour.pt) e integrou a equipa CES do projeto H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024), coordenado pela Universidade de Barcelona. Co-coordena no CES o CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação e integra a Linha de Investigação 5. Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação. É professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde leciona na licenciatura e Mestrado em Sociologia.

Manuel Muñoz Bellerín | Formado como Animação Sociocultural (1994) após adquirir consciência social e política como ativista de Direitos Humanos (Associação de Direitos Humanos). Em 1998 formou-se como Assistente Social. Com base nessa formação académica, iniciou uma investigação informal sobre a natureza interdisciplinar da pedagogia teatral e do trabalho social aplicado a adolescentes e jovens. Desde então, adquiriu grande experiência profissional para a sua aprendizagem como ser humano e profissional: Coordenador no Centro de Acolhimento Municipal de Sevilha, Mediadora-Assistente Social no Serviço de Mediação Familiar e Intergeracional, Assistente Social e Educador em Centros de Serviço Social comunitários e centros especializados em Zonas de Transformação Social, programas EDUSI e ERACIS (Câmara Municipal de Sevilha). Paralelamente, desde 2007 foi Professor Associado de Serviço Social na Universidade Pablo de Olavide. Frequentou o mestrado em "Mediação e Orientação Familiar" (UNED), "Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento" (UNIA) e "Ciências Sociais e Intervenção Social" (UPO). Em março de 2019, concluiu o doutoramento no programa de doutoramento em Ciências Sociais e, em dezembro de 2023, concluiu um projeto de investigação de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra). Atualmente é professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Pablo de Olavide

Maria Irene Carvalho | Licenciada e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). Doutora em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL). Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL), na Unidade de Serviço Social e de Política Social, na Licenciatura em Serviço Social, no Mestrado em Serviço Social (ADVANCES) – Eramus+ – e no Doutoramento em Política Social. Coordenadora científica da Licenciatura em Serviço Social e da Pós-graduação "Serviço Social em Saúde, Intervenção e Inovação". Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-UL. Membro de associações nacionais e internacionais que representam a profissão, o ensino e a investigação em Serviço Social. Autora de mais de 40 artigos científicos, com revisão de pares, e capítulos de livros sobre o tema do Serviço Social. Coordenadora e Autora de livros sobre Serviço Social publicados pela Pactor.

Daniela Nascimento | Doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É professora Associada com Agregação no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, foi Subdiretora para o Ensino Pós-Graduado e Formação Avançada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Conselheira do Conselho de Ensino Superior Militar, sob alçada do Ministério da Defesa Nacional. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste. Tem publicados nestas áreas capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras bem como participação em vários projetos de investigação com financiamento nacional e internacional.

Rita Campos | Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, membro da Linha Temática CULTURS-Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação e do Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP.Edu), e co-coordenadora do Ciclo de Metodologias Roda de Saberes e do Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu). Tem doutoramento em Biologia pela Universidade do Porto, sob os temas da biologia evolutiva e genética populacional. Desde 2009 que se começou a interessar pelas áreas da Comunicação de Ciência e Educação Não-formal de Ciência, tendo-se dedicado em exclusivo a estas áreas a partir de 2016. Os seus actuais interesses de investigação centram-se no estudo e produção de ferramentas de comunicação de ciência, aprendizagem activa e envolvimento do público com e na ciência (ciência cidadã) sobre os temas das relações entre biodiversidade e saúde humana, interligações entre sistemas (naturais, sociais, culturais...) e sustentabilidade (ambiental). Interessa-se por abordagens interdisciplinares e metodologias que potenciam a inclusão e participação dos públicos, como a educação baseada no contexto ou as metodologias visuais, e por métodos mistos de avaliação das ferramentas produzidas. Tem colaborado regularmente com instituições nacionais e internacionais (CIBIO-InBIO, Museu da Ciência da UC, COI, UFRN). O seu trabalho tem merecido o reconhecimento nacional e internacional, destacando-se o Prémio de Distinção atribuído pela Casa das Ciências e o passe "Esquema novas ideias" atribuído pela ECSITE.

Paulo Alexandre Machado Pereira| Licenciado em Serviço Social no então Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra (ISSSC), agora Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Pós-Graduação em Toxicodependência e Patologias Psicossociais no Instituto Superior Miguel Torga. Como assistente social trabalha diariamente com pessoas em situação de elevada vulnerabilidade social, pobreza e exclusão social desde 2000. É Diretor do Centro Porta Amiga de Coimbra da Fundação AMI (Assistência Médica Internacional), desde 2001. Foi Docente do Instituto Superior Miguel Torga entre 2002 e 2009. Intervém desde há 30 anos no Associativismo Cultural e Social. É músico, Diretor artístico e produtor da Amazing Arts Companhia de Artes de Coimbra, Fundador do Coimbra Gospel Choir. É, enquanto cidadão, ativista político.

Manuel Simões | Licenciado em Promoção Artística e Património Cultural, com Pós-graduação em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Técnico Superior de Aminação na Divisão de Juventude da Camara Municipal de Setúbal. Formador no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, em módulos dos Cursos de Técnico de Juventude e de Técnico de Animação Sociocultural. Viveu dez anos na Cidade do México, onde desenvolveu atividades de Artes e Direitos Humanos, na Unidade de Artes de Tlatelolco, da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). É ativista e membro da “boa Criação”, uma Cooperativa Cultural, com intervenção comunitária nas Aldeias do Concelho de Mértola.

Receba a divulgação UNIFOJ

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