Pensão Alimentícia: Direito e arte para além das telas

28 de março de 2025, 15h00 -18h00

Apresentação // Programa // Notas biográficas // Inscrição // Roteiro de Formação a Distância UNIFOJ  

Formadores/as
Daniela Barcelos (Docente da UFRJ)
Patrícia Branco (CES)
Paula Casaleiro (CES)
Silvana Beline Tavares (Docente da UFG)

Duração
3 horas

Partilhar

As relações entre o direito e as artes oferecem oportunidades para uma metodologia interdisciplinar, reflexiva e crítica, que pode auxiliar a pedagogia e a prática jurídicas, nos seus diferentes ramos, investigando novas possibilidades, justificando novos argumentos e instigando o desenvolvimento do debate ao nível da doutrina jurídica, buscando o desenvolvimento de pensamento crítico, bem como do exercício da cidadania.

Neste curso, a partir da curta-metragem ‘Pensão Alimentícia’ (2023), realizada por Silvana Beline Tavares, faremos uma análise interdisciplinar relativamente a questões relacionadas com responsabilidades e conflitos parentais, questões de género, saúde e bem-estar das crianças.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória


Destinatários/as

Este curso é dirigido a profissionais da justiça, estudantes de cursos pós-graduados, bem como a todos/as que pretendam maximizar os seus conhecimentos neste tema.


Metodologia de formação

Com a duração de três horas, este curso de formação decorrerá a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
Antes da formação serão enviadas indicações sobre o modo de participação – que é muito simples e intuitivo, bastando dispor de equipamento informático com acesso a internet e browser atualizado
Os materiais de apoio serão disponibilizados na plataforma Moddle CES, após a sessão.

O curso será realizado com o número mínimo de 12 participantes.
No final da formação será enviado certificado de frequência.


Organização

UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifoj@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187

Formação Certificada - Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, de 16/05 | Estatutos do CES
 

Programa

15h00-15h15
Apresentação do curso

15h15-15h40
Projeção do filme «Pensão Alimentícia»
Comentários de Silvana Beline Tavares

15h40-16h30
Algumas questões relativas às responsabilidades parentais – Portugal e Brasil
Paula Casaleiro e Daniela Barcelos

16h30-16h50
Família e Comidas, uma análise interdisciplinar
Patrícia Branco

16h50-17h00:
Intervalo

17h00-18h00
Debate e conclusões

Notas biográficas

Patrícia Branco | Investigadora do CES, integrando a Linha Temática 2 - Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Investigadora contratada no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEECIND/00126/2017), com o projeto «FORK. Food, Regulation, Kinship: considerations on contemporary law, families and parenthood through the lenses of food». Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra.

Silvana Beline Tavares | Doutora em Sociologia pela UNESP/Araraquara, mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Graduada em Ciências Jurídicas (2002), graduada em Ciências Sociais (1989). Tem experiência na área de Direito e Sociologia, com ênfase em Relações de Género e Direito Civil. Professora Adjunta de Direito Civil na Universidade Federal de Goiás (UFG) / Faculdade de Direito / Regional Cidade de Goiás. Tem trabalhado com o cinema como objeto de estudo, tanto na busca pela teoria quanto pelo fazer apontando para um novo horizonte interdisciplinar que dialoga com Direto e Relações de género.

Paula Casaleiro | Investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Observatório Permanente da Justiça (OPJ/CES), onde cocoordena e integra vários estudos nacionais e internacionais. Doutora em Sociologia do Direito, no âmbito do programa «Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI», pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Em 2018, recebeu o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, com a tese de doutoramento "Justiça procura perícia(s). Os processos de regulação das responsabilidades parentais".

Daniela Barcellos | Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Professora adjunta II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ). Atualmente exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ). Coordenadora dos Grupos de Pesquisa “Itinerário Formativo: Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho” e “Grupos Vulneráveis do Direito Privado: identidade, representação e judicialização”.
 

Receba a divulgação UNIFOJ

-- ou --