A contratação pública é hoje uma atividade administrativa de crucial importância, não só tendo em conta a sua dimensão económica bem como pelo facto de ser transversal a toda a Administração Pública.
Esta atividade é de extrema responsabilidade, implicando na maioria das vezes a tomada de decisões complexas, registando-se um elevado escrutínio judicial sobre as mesmas.
No entanto, é redutor pensar-se que todas as questões relevantes se colocam em sede de formação do contrato, ou seja, no lançamento e tramitação dos procedimentos pré-contratuais. A fase da execução do contrato, muitas vezes descurada, é de uma importância extrema, juridicamente complexa, que exige uma especial capacitação por parte de todos os que intervêm nessa fase.
De resto, importa referir que pela Recomendação da Comissão Europeia (UE) 2017/1805, de 3 de outubro de 2017, sobre a profissionalização da contratação pública, é notória a preocupação em dar ferramentas, sobretudo a quem participa nos contratos públicos enquanto “comprador público”, para que o almejado “best value for money” possa ser uma realidade.
Neste sentido, o objetivo do presente curso, já na 5.ª edição, é dotar os/as participantes de conhecimentos jurídicos sobre as normas do Código dos Contratos Públicos.
Destinatários/as
A formação é dirigida a advogados/as, magistrados/as judiciais e do Ministério Público, demais juristas, dirigentes dos departamentos administrativos de subsetores da Administração Pública, quadros superiores dos setores públicos e privado, economistas, empresários/as e demais interessados/as em maximizar as suas competências teóricas e práticas sobre o tema da Contratação Pública.
Metodologia de formação
Este curso de formação tem a duração de 35 horas - repartidas por 15 sessões nos horários indicados - sendo ministrado a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom. Após cada bloco formativo haverá oportunidade de interação/debate entre formador/a e participantes.
Antes da formação serão enviadas indicações sobre o modo de participação – que é muito simples e intuitivo, bastando dispor de computador com acesso a internet e browser atualizado.
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moodle CES assim como, após a formação, a gravação das sessões expositivas.
O curso será realizado com o número mínimo de 15 participantes.
No final da formação será enviado certificado de frequência.
Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifoj@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Formação Certificada - Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, de 16/05 | Estatutos do CES