A era digital em que vivemos tem propiciado alterações profundas nas formas de trabalhar, desde logo com o aparecimento das plataformas digitais, que deram azo a novas formas de prestação de serviços, colocando em contacto a oferta e a procura através de uma simples app, seja a que nos permite aceder a um serviço de transporte, seja a que nos permite encomendar uma refeição para o nosso domicílio, para dar apenas dois exemplos.
O fenómeno da “plataformização” da prestação de atividade remunerada interpela o Direito em múltiplos domínios. Interpela, desde logo, o Direito do Trabalho, suscitando a questão da qualificação do contrato que se estabelece entre o prestador de atividade e a plataforma digital. Para tentar enfrentar essa magna questão, o nosso legislador introduziu uma nova disposição no Código do Trabalho, o artigo 12.º-A, estabelecendo uma “presunção de laboralidade” neste domínio. Mais recentemente, a própria União Europeia interveio nesta matéria, tendo sido já publicada a Diretiva UE 2024/2831, de 23 de outubro, relativa à melhoria das condições de trabalho nas plataformas digitais.
O supramencionado artigo 12.º-A do Código do Trabalho tem propiciado a formação de uma já vasta jurisprudência entre nós, sobre a qual importa refletir e que constituirá o cerne desta sessão de formação.
Destinatários
Este curso é dirigido a juristas e outros profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, incluindo advogados, magistrados, profissionais da Autoridade para as Condições do Trabalho, membros de membros de associações sindicais e de empregadores, profissionais da Administração Pública e do setor privado, jornalistas, e estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento.
Metodologia de formação
Este curso de formação tem a duração de 4 horas, sendo ministrado a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
Haverá oportunidade de interação entre os formadores e participantes. Antes da formação serão enviadas indicações sobre o modo de participação – que é muito simples e intuitivo, bastando dispor de computador com acesso a internet e browser atualizado
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moddle, assim como, após edição, a gravação da sessão expositiva.
O curso será realizado com o número mínimo de 12 participantes.
Será enviado um certificado de frequência.
Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifojcursos@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Formação Certificada – Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 125/99, de 20/04 | Estatutos do CES