O objetivo deste curso é promover um espaço para a co-aprendizagem interdisciplinar e a aplicação prática em contextos comunitários e grupos sociais onde são necessárias estratégias para a dignidade humana. O Enfoque Crítico dos Direitos Humanos (ECDH) vai além da teoria moderna baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos para situar as violações como factos sociais, culturais e políticos que ocorrem na intersecção entre quadros estruturais e acontecimentos situados. Para além de uma perspetiva normativo-jurídica, a violação de direitos tem componentes dimensionados na estética e na ética como acontecimentos de produção e proximidade quotidiana e de relação incorporada do sujeito com as realidades vividas no seu dia a dia e a partir das quais experimenta situações de opressão e/ou violação de direitos humanos. Este é o envolvimento do artístico em Direitos Humanos: na desconstrução e reconstrução destes acontecimentos quotidianos através de uma pedagogia que integra Práticas Narrativas (PN), Práticas Artísticas (PA) e Investigação-Ação Participativa (PAR) e na proposta de uma produção de conhecimento avançada no desenvolvimento de sociedades mais igualitárias e democráticas.
Este curso propõe uma formação especializada no ECDH como uma alternativa possível à violação de direitos e numa perspetiva diferente da racionalidade normativo-jurídica.
Assim, embora o curso contemple o estudo e a reflexão destas abordagens, ultrapassa os seus limites teóricos e avança para a investigação aplicada dos Direitos Humanos materializados na prática quotidiana. Para o efeito, o curso dedica especial atenção à metodologia a partir de uma dimensão experiencial e incorporada.
Objetivos do curso
- Formar perfis altamente qualificados em metodologias pós-modernas e inovadoras na procura de alternativas criativas e participativas aos diferentes tipos de violações dos Direitos Humanos;
- Implementar o ECDH como complemento da investigação aplicada em contextos de exclusão, estigma e discriminação que requerem uma perspetiva transdisciplinar;
- Gerar um espaço de reflexão crítica sobre a práxis dos Direitos Humanos na atualidade a partir das conexões entre os Direitos Humanos, as Práticas Artísticas e as Práticas Narrativas;
- Fornecer os conhecimentos necessários para a conceção, programação e desenvolvimento de projetos de sensibilização, prevenção e intervenção em contextos de violação dos Direitos Humanos;
- Capacitar os/as participantes para encontrarem e desenvolverem a sua própria linguagem artística em relação às questões sociais de intervenção e investigação que estão a realizar ou pretendem realizar.
Destinatários/as
Este curso destina-se a um perfil profissional e académico alargado:
- Profissionais das áreas das Ciências Sociais (Serviço Social, Educação Social, Antropologia e Sociologia), das Ciências Jurídicas (Direito, Arbitragem, Assessoria Jurídica), das Ciências da Saúde (Medicina e Enfermagem) e das Ciências da Educação.
- Voluntários/as do terceiro sector (associações, ONG, etc.) que trabalhem no domínio da intervenção social e dos Direitos Humanos.
- Artistas profissionais e professores/as interessados/as na aplicação de Práticas Artísticas e Práticas Narrativas no domínio da sensibilização, prevenção e valorização dos Direitos Humanos.
Metodologia de formação
Estruturado em três partes, o curso combina formação a distância (Módulos I e II, com a duração de 14 horas e de 10 horas síncronas, respetivamente) e formação presencial (Módulo III, com a duração de 20 horas, em Coimbra), a realizar nas datas e horários indicados no Programa.
O curso recorre às seguintes metodologias:
- Metodologia criativa e participativa: Trabalhada a partir de um esquema prático baseado em casos práticos e/ou profissionais e em situações concretas que afetam tanto a investigação como a intervenção no campo dos Direitos Humanos. Os/as participantes trabalharão em projetos reais ou simulações que lhes permitem aplicar o que aprenderam em situações práticas.
- Método de Aprendizagem Experiencial: Baseada na aprendizagem através da experiência direta a partir da corporeidade criativa e da procura da estética como produção de conhecimento que vai do subjetivo ao coletivo.
- Ensino Colaborativo: Incentiva o trabalho em equipa para a co-criação de conhecimento.
- Reflexão Crítica: Incorpora espaços onde os/as participantes refletem sobre a sua aprendizagem, experiências e implicações futuras nos seus contextos de investigação e/ou intervenção.
- Mentoria Personalizada: Oferece apoio individualizado aos/às participantes através de sessões de mentoria.
- Avaliação formativa: utiliza técnicas de avaliação contínua que permitem aos/às participantes receber um feedback constante sobre o seu desempenho.
- Visionamento de arquivos documentais de performances e/ou Artivismo, leituras de estudos de caso e textos testemunhais no âmbito da violação dos direitos humanos a nível individual, coletivo e comunitário.
Os Módulos I e II serão ministrados a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
O Módulo III decorrerá em Coimbra, no CES Sofia (Colégio da Graça - Rua da Sofia, n.º 136 – Coimbra).
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moodle. Antes da formação serão enviadas indicações sobre a utilização das plataformas Moodle e Zoom – para as utilizar basta dispor de equipamento informático com acesso a internet e browser atualizado
São aceites inscrições em todo o curso ou em módulos.
O curso será realizado com o número mínimo de 15 participantes.
No final da formação será enviado certificado de frequência.
Duração
Curso completo – 44 horas
Módulo I - 14 horas a distância
Módulo II - 10 horas a distância
Módulo III - 20 horas presenciais
Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifoj@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Formação Certificada - Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, de 16/05 | Estatutos do CES