Este curso pretende analisar e esclarecer, numa vertente teórico-prática, as seguintes questões: qual a margem de autonomia privada na escolha do regime de bens em Portugal? Em que medida a atipicidade do regime de bens pode ter implicações no regime patrimonial primário (administração, disposição, oneração e dívidas); e a possibilidade de, em convenção antenupcial, os nubentes renunciarem reciprocamente à condição de herdeiro legitimário e suas implicações em termos sucessórios.
Será também abordada a partilha do património comum do casal em caso de divórcio: reflexões no âmbito da redação do artigoº 1790.º do Código Civil.
Destinatários
Este curso é dirigido a advogados/as, conservadores, funcionários/as de justiça, magistrados/as, notários/as, solicitadores, e estudantes de cursos pós-graduados, bem como todos os interessados em alargar as suas competências teóricas e práticas no âmbito desta temática.
Metodologia de formação
Este curso de formação tem a duração de 9 horas dividido em 3 módulos, sendo ministrado a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
Haverá oportunidade de interação entre o formador e participantes. Antes da formação serão enviadas indicações sobre o modo de participação – que é muito simples e intuitivo, bastando dispor de computador com acesso a internet e browser atualizado
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moddle, assim como, após edição, a gravação das sessões de formação durante um período de cerca de 3 semanas.
O curso será realizado com o número mínimo de 12 participantes.
Será enviado um certificado de frequência.
Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifojcursos@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Formação Certificada - Laboratório Associado | DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, de 16/05 | Estatutos do CES