O objetivo deste curso é promover um espaço para a co-aprendizagem interdisciplinar e a aplicação prática em contextos comunitários e grupos sociais onde são necessárias estratégias para a dignidade humana. O Enfoque Crítico dos Direitos Humanos (ECDH) vai além da teoria moderna baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos para situar as violações como factos sociais, culturais e políticos que ocorrem na intersecção entre quadros estruturais e acontecimentos situados. Para além de uma perspetiva normativo-jurídica, a violação de direitos tem componentes dimensionados na estética e na ética como acontecimentos de produção e proximidade quotidiana e de relação incorporada do sujeito com as realidades vividas no seu dia a dia e a partir das quais experimenta situações de opressão e/ou violação de direitos humanos. Este é o envolvimento do artístico em Direitos Humanos: na desconstrução e reconstrução destes acontecimentos quotidianos através de uma pedagogia que integra Práticas Narrativas (PN), Práticas Artísticas (PA) e Investigação-Ação Participativa (PAR) e na proposta de uma produção de conhecimento avançada no desenvolvimento de sociedades mais igualitárias e democráticas.
Este curso propõe uma formação especializada no ECDH como uma alternativa possível à violação de direitos e numa perspetiva diferente da racionalidade normativo-jurídica.
Assim, embora o curso contemple o estudo e a reflexão destas abordagens, ultrapassa os seus limites teóricos e avança para a investigação aplicada dos Direitos Humanos materializados na prática quotidiana. Para o efeito, o curso dedica especial atenção à metodologia a partir de uma dimensão experiencial e incorporada.
Objetivos do curso
- Formar perfis altamente qualificados em metodologias pós-modernas e inovadoras na procura de alternativas criativas e participativas aos diferentes tipos de violações dos Direitos Humanos;
- Implementar o ECDH como complemento da investigação aplicada em contextos de exclusão, estigma e discriminação que requerem uma perspetiva transdisciplinar;
- Gerar um espaço de reflexão crítica sobre a práxis dos Direitos Humanos na atualidade a partir das conexões entre os Direitos Humanos, as Práticas Artísticas e as Práticas Narrativas;
- Fornecer os conhecimentos necessários para a conceção, programação e desenvolvimento de projetos de sensibilização, prevenção e intervenção em contextos de violação dos Direitos Humanos;
- Capacitar os/as participantes para encontrarem e desenvolverem a sua própria linguagem artística em relação às questões sociais de intervenção e investigação que estão a realizar ou pretendem realizar.
Destinatários/as
Este curso destina-se a um perfil profissional e académico alargado:
- Profissionais das áreas das Ciências Sociais (Serviço Social, Educação Social, Antropologia e Sociologia), das Ciências Jurídicas (Direito, Arbitragem, Assessoria Jurídica), das Ciências da Saúde (Medicina e Enfermagem) e das Ciências da Educação.
- Voluntários/as do terceiro sector (associações, ONG, etc.) que trabalhem no domínio da intervenção social e dos Direitos Humanos.
- Artistas profissionais e professores/as interessados/as na aplicação de Práticas Artísticas e Práticas Narrativas no domínio da sensibilização, prevenção e valorização dos Direitos Humanos.
Metodologia de formação
Estruturado em três partes, o curso combina formação a distância (Módulos I e II, com a duração de 14 horas e de 10 horas síncronas, respetivamente) e formação presencial (Módulo III, com a duração de 20 horas, em Coimbra), a realizar nas datas e horários indicados no Programa.
O curso recorre às seguintes metodologias:
- Metodologia criativa e participativa: Trabalhada a partir de um esquema prático baseado em casos práticos e/ou profissionais e em situações concretas que afetam tanto a investigação como a intervenção no campo dos Direitos Humanos. Os/as participantes trabalharão em projetos reais ou simulações que lhes permitem aplicar o que aprenderam em situações práticas.
- Método de Aprendizagem Experiencial: Baseada na aprendizagem através da experiência direta a partir da corporeidade criativa e da procura da estética como produção de conhecimento que vai do subjetivo ao coletivo.
- Ensino Colaborativo: Incentiva o trabalho em equipa para a co-criação de conhecimento.
- Reflexão Crítica: Incorpora espaços onde os/as participantes refletem sobre a sua aprendizagem, experiências e implicações futuras nos seus contextos de investigação e/ou intervenção.
- Mentoria Personalizada: Oferece apoio individualizado aos/às participantes através de sessões de mentoria.
- Avaliação formativa: utiliza técnicas de avaliação contínua que permitem aos/às participantes receber um feedback constante sobre o seu desempenho.
- Visionamento de arquivos documentais de performances e/ou Artivismo, leituras de estudos de caso e textos testemunhais no âmbito da violação dos direitos humanos a nível individual, coletivo e comunitário.
Os Módulos I e II serão ministrados a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
O Módulo III decorrerá em Coimbra, no CES Sofia (Colégio da Graça - Rua da Sofia, n.º 136 – Coimbra).
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moodle. Antes da formação serão enviadas indicações sobre a utilização das plataformas Moodle e Zoom – para as utilizar basta dispor de equipamento informático com acesso a internet e browser atualizado
São aceites inscrições em todo o curso ou em módulos.
O curso será realizado com o número mínimo de 15 participantes.
No final da formação será enviado certificado de frequência.
Duração
Curso completo – 44 horas
Módulo I - 14 horas a distância
Módulo II - 10 horas a distância
Módulo III - 20 horas presenciais
This course aims to promote a space for interdisciplinary co-learning and practical application in community contexts and social groups where strategies for human dignity are needed. The Critical Approach to Human Rights (CAHR) goes beyond modern theory based on the Universal Declaration of Human Rights to situate violations as social, cultural and political facts that occur at the intersection between structural frameworks and situated events. Beyond a normative-legal perspective, the violation of rights has components that are dimensioned in aesthetics and ethics as events of production and daily proximity and of the subject's incorporated relationship with the realities lived in their daily lives and from which they experience situations of oppression and/or violation of human rights. This is the involvement of the artistic in Human Rights: in the deconstruction and reconstruction of these everyday events through a pedagogy that integrates Narrative Practises (NP), Artistic Practices (AP) and Participatory Action Research (PAR) and in the proposal of advanced knowledge production in the development of more egalitarian and democratic societies.
This course proposes specialised training in CAHR as a possible alternative to the violation of rights and from a different perspective to normative-legal rationality.
Thus, although the course includes the study and reflection of these approaches, it goes beyond their theoretical limits and moves on to the applied research of Human Rights materialised in everyday practice. To this end, the course pays special attention to methodology from an experiential and embodied dimension.
Course objectives
- To train highly qualified profiles in post-modern and innovative methodologies in the search for creative and participatory alternatives to different types of human rights violations;
- To implement the CAHR as a complement to applied research in contexts of exclusion, stigma and discrimination that require a transdisciplinary perspective;
- To constitute a space for critical reflection on the praxis of Human Rights today, based on the connections between Human Rights, Artistic Practises and Narrative Practises;
- To provide the necessary knowledge to design, programme and develop projects to raise awareness, prevent and intervene in contexts of human rights violations;
- To enable participants to find and develop their own artistic language in relation to the social issues of intervention and research that they are carrying out or intend to carry out.
Target audience:
This course is aimed at a broad professional and academic profile:
- Professionals in the areas of Social Sciences (Social Work, Social Education, Anthropology and Sociology), Legal Sciences (Law, Arbitration, Legal Advice), Health Sciences (Medicine and Nursing) and Education Sciences.
- Volunteers from the third sector (associations, NGOs, etc.) working in the field of social intervention and human rights.
- Professional artists and teachers interested in applying Artistic Practises and Narrative Practises in the field of raising awareness, prevention and valorisation of Human Rights.
Training methodology
Structured in three parts, the course combines distance learning (Modules I and II, lasting 14 hours and 10 synchronous hours respectively) and face-to-face training (Module III, lasting 20 hours, in Coimbra), to be held on the dates and at the times indicated in the Programme.
The course uses the following methodologies:
- Creative and participatory methodology: Based on a practical outline based on practical and/or professional cases and concrete situations that affect both research and intervention in the field of human rights. Participants will work on real projects or simulations that allow them to apply what they have learnt in practical situations.
- Experiential Learning Method: Based on learning through direct experience from creative corporeality and the search for aesthetics as a production of knowledge that goes from the subjective to the collective.
- Collaborative Teaching: Encourages teamwork for the co-creation of knowledge.
- Critical Reflection: Incorporates spaces where participants reflect on their learning, experiences and future implications in their research and/or intervention contexts.
- Personalised Mentoring: Offers individualised support to participants through mentoring sessions.
- Formative assessment: uses continuous assessment techniques that allow participants to receive constant feedback on their performance.
- Viewing of documentary archives of performances and/or Artivism, readings of case studies and testimonial texts in the field of human rights violations at an individual, collective and community level.
Modules I and II will be taught at a distance in synchronous mode (in real time), with transmission via the Zoom platform.
Module III will take place in Coimbra, at CES Sofia (Colégio da Graça - Rua da Sofia, n.º 136 - Coimbra).
Bibliographic support materials will be made available on the Moodle platform. Instructions on how to use the Moodle and Zoom platforms will be sent out before the course - all you need to use them is a computer with internet access and an up-to-date browser.
Registrations are accepted for the whole course or in modules.
The course will be held with a minimum of 15 participants.
A certificate of attendance will be sent at the end of the course.
Duration
Complete course - 44 hours
Module I - 14 hours distance learning
Module II - 10 hours distance learning
Module III - 20 face-to-face hours
Organisers
UNIFOJ – Centre for Social Studies of the University of Coimbra
unifoj@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
Certified Training - Associate Laboratory - DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 63/2019, from 16/05 | CES Statutes