O ciclo Urbanismo visa tratar os objetivos prosseguidos no ordenamento do território e no urbanismo, a eficácia jurídica dos respetivos instrumentos e o conteúdo de ambos (meras diretivas, opções, orientações ou estratégias, no caso dos instrumentos de ordenamento do território, verdadeiras normas de ocupação dos solos e portanto normas mais precisas e operativas no caso dos instrumentos de urbanismo).
Ordenamento do território e urbanismo são dois sectores do mundo jurídico que não podem ser separados, pois os instrumentos de urbanismo têm que estar enquadrados nas políticas e opções do ordenamento do território, tal como a compreensão e avaliação da política de ordenamento do território tem que ser concretizada e operacionalizada pelo urbanismo.
O que se estende ao que é o fim último de qualquer edificação: o seu uso, que pode ser habitacional ou para instalação de atividades económicas. Como muitas das opções são vertidas em regulamentos municipais que adotam opções próprias, mas também desenvolvem opções superiores, a familiarização com a forma de elaboração e interpretação é uma necessidade premente, que também será tratada neste ciclo de formação avançada UNIFOJ