A crescente digitalização das relações de consumo num mundo globalizado transformou profundamente a forma como consumidores e operadores económicos interagem. As transações comerciais desmaterializadas — realizadas através de plataformas digitais, e-marketplaces, redes sociais, aplicações móveis ou assistentes virtuais — deixaram de ser exceção para se tornarem regra, aceleradas pela evolução tecnológica e pelas mudanças nos padrões de consumo.
Esta nova realidade levanta múltiplos desafios no domínio jurídico, sobretudo no que respeita à efetiva proteção dos consumidores. O caráter impessoal e automatizado da contratação eletrónica, a assimetria de informação entre consumidores e operadores económicos, a opacidade de certos algoritmos e a internacionalização das relações contratuais criam zonas de incerteza e vulnerabilidade para o consumidor.
Neste contexto, torna-se essencial dotar os profissionais do foro, das entidades reguladoras, das plataformas digitais e das organizações de consumidores de conhecimentos teóricos e práticos sobre o quadro legal aplicável, quer nacional, quer europeu, e sobre as ferramentas legais e institucionais existentes para garantir uma tutela efetiva do consumidor no domínio da contratação eletrónica.
Este curso tem, assim, como objetivo dotar os formandos de competências teóricas e práticas especializadas em matéria de contratação eletrónica, com particular enfoque na tutela do consumidor, através da análise das normas em vigor, da jurisprudência mais relevante e dos principais problemas identificados neste particular.
Destinatários
Este curso é dirigido a todos os profissionais da justiça, designadamente advogados/as, magistrados/as judiciais e do Ministério Público, demais juristas, profissionais de associações de consumidores, de CIAC ou de tribunais arbitrais, profissionais de plataformas digitais e demais interessados/as em maximizar as suas competências teóricas e práticas sobre esta temática.
Metodologia de formação
Este curso de formação tem a duração de 3 horas, sendo ministrado a distância em modo síncrono (em tempo real), com transmissão pela plataforma Zoom.
Haverá oportunidade de interação entre a formadora e participantes. Antes da formação serão enviadas indicações sobre o modo de participação – que é muito simples e intuitivo, bastando dispor de computador com acesso a internet e browser atualizado
Os materiais de apoio bibliográfico serão disponibilizados na plataforma Moodle, assim como, após edição, a gravação da sessão de formação.
O curso será realizado com o número mínimo de 12 participantes.
Será enviado um certificado de frequência.
Organização
UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
unifojcursos@ces.uc.pt
(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 187
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