Encontro 2

O espaço de reclusão: organização e funcionamento das prisões em Portugal

8 de novembro de 2023, 14h30 (GMT)

Evento em formato digital

As vertentes da organização e funcionamento dos estabelecimentos prisionais são referenciadas em vários instrumentos internacionais como muito relevantes para os objetivos de reinserção social e de garantia dos direitos da população reclusa. As condições das prisões dependem de múltiplos fatores externos e internos ao sistema prisional. Desde logo, da redução do número de pessoas em situação de encarceramento e do nível de investimento e de recursos financeiros disponíveis. Contudo, tal como ocorre em outros setores, reformas de natureza organizacional e gestionária podem tornar mais eficiente a utilização de infraestruturas e dos recursos e, consequentemente, melhorar as condições da reclusão e o desempenho funcional do sistema prisional.

Carlos Nolasco, investigador CES/OPJ da UC
Manuel Almeida dos Santos – Obra Vicentina
Rui Abrunhosa Gonçalves – Diretor da DGRSP
Sara Madruga da Costa, Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais