Conceição Gomes, coordenadora executiva do Observatório Permanente da Justiça, instiga uma séria reflexão sobre o funcionamento do sistema judicial, ressaltando a importância de considerar as críticas internas como elementos catalisadores de mudanças práticas.
Para Conceição Gomes, é fundamental que se dê atenção às críticas provenientes de dentro do próprio sistema judicial, reconhecendo seu potencial para gerar melhorias efetivas. Enfatiza que essas vozes internas, quando devidamente consideradas e atendidas, têm o poder de influenciar positivamente os processos e as práticas judiciais.
Além disso, a coordenadora do Observatório expressa preocupação com a seletividade das fugas de informação, enfatizando que tal comportamento não apenas gera desconfiança, mas também prejudica a credibilidade do sistema judicial. Para Gomes, a transparência e a integridade são fundamentais para a construção da confiança pública no sistema de justiça.
Ao abordar a questão da celeridade processual, Conceição Gomes destaca a importância de se direcionar o foco não apenas para a rapidez, mas também para a eficiência. Ela argumenta que a eficiência é um elemento crucial para garantir um sistema judiciário que atenda às necessidades da sociedade de forma eficaz e justa.
O Observatório Permanente da Justiça reforça assim a necessidade premente de uma reflexão profunda e ação concreta no setor judicial, a fim de promover melhorias significativas que fortaleçam a confiança e a eficiência do sistema de justiça em benefício de todos os cidadãos.

RTP 3 | www.rtp.pt, 26 novembro 2023

Notícia

Antena 1 | www.rtp.pt, 20 novembro 2023

Notícia