Colóquio

21.09.2022 

A sua opinião conta

Convidamos as/os cidadãs/cidadãos a partilhar as suas experiências, perplexidades, questões, desafios e expetativas sobre a resposta do sistema judicial à violência doméstica.

Esta conferência integra-se no projeto de investigação “IMAPA – Estudo Avaliativo Sobre o Impacto das Medidas Aplicadas a Pessoas Agressoras”, desenvolvido pelo Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra [1].

Os fenómenos da violência contra as mulheres e violência doméstica, pela sua complexidade sociojurídica, convocam toda a sociedade a contribuir para a discussão sobre a resposta judicial, nos seus múltiplos problemas e desafios. Procurando romper com o paradigma da discussão “por e entre especialistas”, uma sessão desta conferência dará voz às/aos cidadãs/cidadãos. Pedimos a um painel de profissionais de várias entidades com responsabilidades no combate à violência contra as mulheres e violência doméstica que reflita sobre a realidade portuguesa à luz das experiências, perplexidades, questões, desafios e expetativas das/dos cidadãs/cidadãos relativamente às respostas do sistema judicial, que esperamos nos façam chegar.

Muito gostaríamos de contar com a sua participação a que apelamos vivamente e que antecipadamente agradecemos. Poderá fazê-lo, até ao dia 12 de setembro de 2022, através do email opj@ces.uc.pt ou anonimamente inserindo a sua questão, comentário ou descrição de experiência na caixa de texto abaixo, clicando em submeter.

[1] O projeto é financiado pelos EEA Grants 2014-2021 – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e tem como operador a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.